Treino Triceps

pressao

Repetir o que os outros fazem. Esta é uma ação muito comum na sala de musculação das academias. Por exemplo, quando perguntamos a uma pessoa porque ela treina o trapézio junto com os músculos dos ombros, a resposta é que viram outras pessoas fazendo desta maneira. No entanto, qual é o dia ideal para exercitar esta musculatura?

Como o músculo está divido em três porções, é necessário que avaliemos quais as ações que cada uma possui para decidirmos qual o melhor dia para exercitálas. Vamos analisá-las por porções:

PORÇÃO SUPERIOR

os movimentos de elevação e rotação superior da escápula realizado pela porção superior são os que possuem grande influência na articulação do ombro. A rotação superior, por exemplo, nos permite executar movimentos com os braços acima da altura da cabeça, devido ao movimento conhecido como ritmo escápulo-umeral. Por isso, esta porção que é trabalhada com exercícios de encolhimento deve ser estimulada junto com os músculos do ombro. Neste caso, a execução dos exercícios para o trapézio devem ser os últimos dentro de uma sessão de treinamento. Como há uma influência importante desta porção nos movimentos do ombco, fadigá-los antes dos exercícios de ombro pode, além de atrapalhar no desempenho dos exercícios, elevar o risco de lesão.

PORÇÃO INFERIOR

esta porção, como vimos anteriormente, participa do movimento de rotação superior da escápula junto com a porção superior, tendo ação, portanto, nos movimentos da articulação do ombro. Além disso; a porçáo inferior participa dos movimentos de depressão e adução escapular, que possuem maior participação nos exercícios para as costas, nas puxadas que se iniciam acima da cabeça e remadas, respeerivamente. Assim, a porção inferior poderá ser trabalhada tanto na sessão para o treino de ombro, como na destinada para as costas, podendo ser a segunda opção a mais interessante, pois dos três movimentos de que ela participa, dois possuem maior participação nos exercícios para os dorsais. Como na porção superior, deve ser trabalhada especificamente somente no final das sess5es.

PORÇÃO MEDIAL

responsável pela execução dos movimentos de adução da escápula, sua participação é maior nos exercícios para os músculos dorsais do que para a musculatura da articulação do ombro. Por isso, um trabalho específico desta porção do trapézio deve ocorrer na sessão de treino para as costas. Como nas demais porções, sempre no final da sessão.

Além de suas ações como músculos responsáveis pelos movimentos das eseápulas, o trapézio possui uma importante função esrabilizadora nesta mesma estrutura quando o movimento principal ocorre nos braços. Portanto, seu desenvolvimento deve fazer parte de todos os programas de exercícios para que se desenvolvam proporcionalmente aos músculos responsáveis pelos movimentos do braço.

0 comentários:

Postar um comentário