Exercicios Abdominal

abdominal

O abdômen tem sido alvo extremo de esforços para se conseguir a definição onde as secções do abdômen ficam evidentes. Porém, a desconcepção é achar que os exercícios abdominais irão trazer este resultado. Exercícios abdominais servem principalmente para fortalecer e enrijecer a musculatura e corrigir alguma patologia relacionada à postura.

Os músculos abdominais são de extrema importância para a função de proteção da cavidade abdominal, vísceras e contra eventuais pancadas, por isso são muito explorados nas atividades de lutas. Eles auxiliam na respiração facilitando a liberação do ar da cavidade torácica. Auxilia no retorno venoso, comprimindo os vasos sanguíneos. Sua ação contribui também na micção, no parto, na defecação e no vômito.

Apesar do abdômen ser considerado como uma zona erógena importante apenas na última década, desfilar com uma barriga “trincada” com sunga, biquíni ou com uma calça bem baixa e uma mini-blusa pode ser um atrativo a mais para impressionar o sexo oposto. Quando a pessoa não fez nenhum esforço para melhorar a aparência do seu abdômen, muitas vezes apela para o artifício de puxá-lo para dentro usando ação isométrica dos músculos, mas este truque não persevera por mais do que alguns segundos, caso contrário o falsário poderá perder o fôlego.

Os Fisiculturistas apresentam em época de competições a musculatura abdominal muito aparente em função da baixa gordura corporal que apresentam principalmente durante este período do ano, e não em função de algum exercício abdominal milagroso.

A maioria destes atletas de bodybuilding poucos exercícios abdominais realizam durante o ano, já que esta musculatura também é acionada indiretamente por ação isométrica como músculo estabilizador na realização de diversos exercícios como: tríceps na polia alta, pullover na máquina, pulley alto para dorsal, tríceps na máquina, dentre outros.

Infelizmente alguns segmentos comerciais gananciosos procuram se aproveitar do desejo de muitas pessoas de obterem um físico harmonioso e esteticamente desejável para vender artefatos ignóbeis que prometem um abdômen definido como se fosse um passe de mágica.

Salientamos novamente que os exercícios abdominais são muito importantes para o fortalecimento da musculatura e a hipertrofia da mesma, mas definitivamente o que tornará o abdômen definido é uma camada gordurosa pouco espessa entre a sua musculatura e a sua epiderme. Caso contrário, com um colchão de gordura nesta região, nem você nem ninguém mais irá ver os seus músculos. Também é conveniente salientar que exercícios localizados não farão com que a gordura local desapareça, pois em déficit calórico o organismo irá solicitar gordura do corpo como um todo.

Como para quase todas as coisas da vida, quando o assunto é a redução do tecido adiposo, também existe o caminho mais curto: a faca, ou melhor dizendo, a cânula de sucção! Preferimos orientar a opção cirúrgica como a UTI*. Temos certeza que o devido esforço será suficiente para modificar a aparência do seu abdômen sem a necessidade de optar pela UTI* a qual infelizmente algumas vezes é vista como a primeira pelos mais negligentes e preguiçosos.

EXERCÍCIOS

Abdominal suspenso pelos membros inferiores

Com os pés imobilizados pelo apoio, com o corpo suspenso pelo aparelho, deve-se flexionar o quadril até que este quase entre em contato com as coxas. Deve-se também flexionar a coluna para intensificar o trabalho sobre o reto abdominal, pois somente a flexão do quadril não irá mobilizar somente a musculatura abdominal.

Os músculos mais solicitados por esse exercício são: reto abdominal, oblíquo externo, íliopsoas, tensor da fáscia lata e reto femoral.

Abdominal suspenso pelos membros superiores

Com os cotovelos imobilizados pelo apoio, com o corpo suspenso pelo aparelho e as pernas flexionadas, o que torna o exercício mais fácil, ou estendidas, o que torna o exercício mais difícil. Deve-se flexionar o quadril levando o joelho e direção ao peito, fazendo também uma flexão da coluna para intensificar a contração do reto abdominal, pois somente a flexão do quadril não irá mobilizar somente a musculatura abdominal, o que dispersa a força utilizada pela flexão em outros músculos.

Os músculos mais solicitados por esse exercício são: reto abdominal, oblíquo externo, íliopsoas, tensor da fáscia lata e reto femoral.

Nestes exercícios em suspensão é normal sentir a fadiga excessiva nas pernas, pela ação dos músculos: reto femoral, íliopsoas e tensor da fáscia lata. Por isso recomendamos a flexão da coluna, pois o importante é fazer uma contração acentuada da região abdominal, assim aproximando a sínfise púbica do esterno para obter um melhor resultado com o exercício abdominal.

Abdominal no solo

Em decúbito dorsal, joelhos flexionados, pés apoiados no solo, mãos cruzadas sobre o peito, elevar o tronco e flexiona a coluna ao mesmo tempo, retornar a posição inicial.

Os músculos mais solicitados por esse exercício são: reto abdominal, oblíquo externo, tensor da fáscia lata.

Abdominal “Canivete” (V ups)

Em decúbito dorsal, com os joelhos e tornozelos estendidos, tronco ereto com braços estendidos ao longo do tronco, durante a execução deve-se flexionar o quadril diminuindo o ângulo entre as pernas e o tronco o máximo possível, retornar a posição inicial.

Os músculos mais solicitados por esse exercício são: reto abdominal, oblíquo externo, íliopsoas, tensor da fáscia lata e reto femoral. Além de solicitar toda a musculatura corporal através da isometria.

0 comentários:

Postar um comentário